sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pirulito da Praça 7 - 2010 - Belo Horizonte MG

Uma arquibancada com quatro faces de degraus vermelhos foi montada nesta quinta-feira (5) no obelisco da Praça 7, no Centro de Belo Horizonte. A estrutura é parte das intervenções urbanas tramadas para o Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT). A 10ª edição do Fit começou na quinta-feira, e a ampla programação vai até o dia 15 de agosto.

A intenção, explicam os autores da intervenção – o cenógrafo Paulo Pederneiras e o arquiteto Fernando Maculan – é transformar, neste período, o ponto central da capital em uma plateia de teatro. “O espetáculo é a cidade. A cidade é viva, cada história é diferente, interessante. Esses degraus são um convite à população para se sentarem aqui e apreciarem. Esperamos que também sirva de palco para artistas de rua, manifestações espontâneas”, comenta Paulo Pederneiras.

Segundo ele, o objetivo é que as pessoas reflitam sobre a arte. “Um pedreiro que passa apressado para o trabalho, o executivo que vai ao dentista, a dona de casa caminhando devagar, desesperada, depois de descobrir que o marido tem outra família. Todos esses são personagens possíveis da cidade, que talvez estejam passado por aqui agora”, disse o artista, sentado em um dos degraus do obelisco da Praça 7, na manhã de quinta-feira.

Além dos quatro degraus de madeira, montados sobre estruturas metálicas e pintados de vermelho, quatro faixas da mesma cor foram pintadas sobre as áreas que não são ocupadas pelos carros. Vista de cima, a intervenção lembra uma cruz vermelha, bem no meio da capital. “É a identidade visual do Festival, mas cada um faz a interpretação que quiser”, destaca Paulo.

Como ação de divulgação do festival, artistas circenses interagiam com os transeuntes, em especial as crianças, que passavam pela Praça 7 entre as 10 horas e o meio-dia de quinta-feira. Entre os que pararam para ver o homem na perna-de-pau, o malabarista e palhaço estava o técnico em Mineração Wandick Teixeira. Parou, fotografou e filmou.

Natural de BH, Wandick está de férias na capital. Há coisa de dois anos trabalha na pequena cidade de São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata mineira. “Estou registrando para mostrar para as pessoas da cidade onde trabalho o que é Belo Horizonte. Pela proximidade geográfica, a referência das pessoas de lá é o Rio de Janeiro. Estou filmando para mostrar a arte, a beleza que é a cidade. Eu morro de saudade. Mas infelizmente não dá minério de ferro na Praça 7”, diz.

Para o artista circense Derick Carvalho, que operava os malabares e dava caronas para os pequenos enquanto andava no monociclo, o festival é mais uma mostra de que BH é uma cidade que respira arte. “O festival é muito bacana. Tem gente do mundo inteiro, os grandes, mas também a gente, da capital, que trabalha bastante”, comentou


FONTE: Jornal Hoje em dia

FOTO: Arquivo pessoal.

Pirulito da Praça 7 - 1948 - Belo Horizonte MG

A Praça Sete de Setembro, comumente chamada Praça sete, é a praça mais movimentada da cidade de Belo Horizonte, marco zero do seu hipercentro. Está localizada no cruzamento de duas grandes avenidas, a Afonso Pena e a Amazonas, e é entrecortada pelas ruas Rio de Janeiro e Carijós. Em termos de tráfego de veículos, compete em importância com a Praça Raul Soares e a Praça da Liberdade, na prática, as três mais importantes da cidade. O fluxo de pessoas que passam pela Praça Sete é, no entanto, consideravelmente maior.

     Ostenta em seu centro um obelisco doado pelo povo da vizinha Capela Nova do Betim, hoje município de Betim, aos habitantes da capital mineira, por ocasião da comemoração do Centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922. O "Pirulito", como é conhecido, é feito de granito e formado por uma agulha de 7m apoiada sobre um pedestal quadrangular adornado por um poste em cada uma de suas arestas. Foi desenhado pelo arquiteto Antônio Rego e construído pelo engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá.


FONTE: Wikipedia