segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rua Wilson Modesto Ribeiro – Bairro Ipiranga – BH-MG


Rua Wilson Modesto Ribeiro – Bairro Ipiranga – BH-MG


Rua que liga as principais vias do Bairro Ipiranga.



De acordo com a Lei nº 6.164, de 19 de maio de 1992, sancionada pelo então prefeito da capital mineira, Eduardo Brandão Azeredo e decretada pelo povo belo-horizontino, por seus representantes, a Rua A no Bairro Ipiranga passa a denominar-se Wilson Modesto Ribeiro.

O nome do homenageado foi muito conhecido na década de 60. Nesta época exerceu o cargo de deputado Estadual.

Ainda muito jovem iniciou-se na militância política, filiando-se ao PTB. Por causa da política tornou-se grande amigo do presidente da República João Goulart. A amizade era tão forte, que além de hospedar em sua residência todas as vezes que vinha em Belo Horizonte, se tornaram compadres.

Depois de eleito Deputado do Estado de Minas Gerais, foi contemplado com o cargo de Delegado Regional do extinto Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transporte e cargas (IAPETEC). Na sua administração e contando com o apoio do Presidente Goulart, O instituto adquiriu uma série de melhorias, recebendo ambulância e reestruturação no serviço médico que foi equipado com aparelhagem moderna.

Na Revolução de 1964 foi cassado. Daí adquiriu uma banca de jornal defronte à Assembléia Legislativa/MG, onde vendia publicações diárias pra seus antigos colegas.

A escolha da Rua A no Bairro da região nordeste de BH para receber este nome, conforme justificativa do Projeto da lei deve-se principalmente a dois motivos. O logradouro inicialmente possuía o nome de Rua 4 (quatro). Entretanto seu nome foi alterado pela PBH para Rua A sem que fizessem comunicações de praxe aos órgãos interessados e também à comunidade. A outra razão está baseada na própria vida do anfitrião. Este homem quando Delegado IAPETEC muito realizou em prol dos servidores públicos e como a via abriga um conjunto de prédios que era destinados, quase exclusivamente, à habitação de servidores públicos, nada mais justo unir seu nome a este conjunto.

Atualmente a Rua Wilson Modesto Ribeiro é ladeada por prédios que formam dois grandes conjuntos habitacionais do Bairro Ipiranga.



Fonte:

Jornal ÁS MARGENS DO IPIRANGA

ANO XIII – Nº 151

27 DE JULHO 2010