segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Feira dos Produtores - Bairro Cidade Nova - BH- MG

Feira dos Produtores - Bairro Cidade Nova - BH- MG


Feira dos Produtores




Um verdadeiro centro de compras popular; muita hortaliça, frutas, carne e até mesmo tecidos podem ser encontrados na Feira dos Produtores. Tudo começou com a união de produtores para distribuir hortifrutigranjeiros. O ano era 1950 e o local a Lagoinha - um dos bairros mais tradicionais da capital mineira. Em dezembro de 2000 a Feira completou meio século. A origem era um ponto de distribuição dos produtores.



O novo ponto da Feira, avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova, foi cedido pela PBH, em outubro de 1981, como troca do terreno da Lagoinha, onde está a estação de metro. Nestes anos, a feira mudou o perfil para acompanhar a competição do mercado. As "vedetes" da feira ainda são os denominados hortifrutis, mas artigos para casa, serviços de barbearia, ferragens e muitos outros estão à venda na Feira.



Como não poderia faltar, os botecos também marcam presenças na Feira. Os boêmios de plantão ou acompanhantes dos fregueses podem contar com os bares da Feira dos Produtores, onde a cerveja gelada vem acompanhada de extensa variedades de tira-gostos.



A Feira dos Produtores possui área de 4.800 m2, onde estão instalados 108 1ojas. Cerca de 30 mil pessoas circulam pela Feira, mensalmente.


FONTE:

Feira dos Produtores



Rua Paulo Nunes Vieira – Cidade Nova – BH-MG

Rua Paulo Nunes Vieira – Cidade Nova – BH-MG

Homenageia Radialista esportivo.




Paulo Nunes Vieira, Radialista, locutor esportivo, torcedor fanático do América Futebol Clube (Minas Gerais).

Sua morte, em Brasília na década de 60 causou consternação nos meios sociais e desportivos. Seu gênio alegre e comunicativo conquistou muitos amigos em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro quando foi diretor da “Rádio Mauá” e na capital brasileira, onde residia com a família.

Este Ilustre belo-horizontino, nascido em 03 de Julho de 1918, era filho do casal Carmem e Pedro Nunes Vieira , Foi casado com Maria Amélia Salum Vieira com que teve dois filhos .

Sua juventude marcada por intensa dedicação ao esporte. Mesmo apaixonado pelo América Mineiro , era estimado no Atlético, Cruzeiro e Vila Nova/MG.

Logo que concluiu seus estudos fundamentais, ingressou ainda muito jovem no quadro de funcionários da Rádio Guarani como mensageiro. O pontapé inicial para uma carreira de sucesso!

Foi locutor comercial e esportivo. Trabalhou na Rádio inconfidência. Na qualidade de narrador esportivo e chefe da equipe da emissora oficial, teve a oportunidade de realizar a primeira transmissão esportiva fora de Minas relatando uma partida do Clube Atlético Mineiro em Curitiba/PR. Em 1950 narrou ao lado de Jairo Anatòlio Lima a Copa do Mundo, um dos jogos mais tristes da história do futebol brasileiro, quando a nossa seleção perdeu por 2x1 para a seleção do Uruguai, em pleno Maracanã/RJ.

Formou-se em Engenharia Eletrotécnica, profissão que não exerceu. Foi funcionário da Secretaria de agricultura. Fundou e presidiu por alguns anos, a Associação dos Radialistas de Minas Gerais. Em 1948, desempenhou o cargo de presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE). Posteriormente, foi nomeado pelo governo Federal diretor da Rádio Mauá, onde introduziu uma série de modificações, dotando-a de requisitos mais modernos e elevando-a a condição d uma das emissoras cariocas mais ouvidas. Também foi diretor geral da Rádio e TV Nacional, de Brasília. E na época do seu falecimento, era titular do Cartório de Registro Civil.

Paulo Nunes Vieira foi dono de inegáveis qualidades um exemplo de firmeza de caráter.Em sua carreira revelam-se momentos históricos e inesquecíveis. Seu falecimento deixou um silêncio doloroso na voz do rádio brasileiro.

No bairro Cidade Nova, região nordeste de Belo Horizonte seu nome está imortalizado como denominação de uma de suas ruas.

Em 21 de setembro comemora-se o Dia do Radialista. O rádio desde o seu surgimento é testemunha vida e atuante em todas as condições humanas. Através desta bela história de vida dedicada ao rádio, o jornal Ás Margens do Ipiranga homenageia estes homens e mulheres que prestam um serviço de inestimável valor à nação e a humanidade.



Fonte:

Jornal ÁS MARGENS DO IPIRANGA

ANO XIII – Nº 152

27 DE AGOSTO